quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Empresário de Vilhena, RO, constrói carro brasileiro 100% em inox

Modelo levou um ano e meio para ficar pronto.
'Era um dos meus objetivos de vida construir esse carro', conta empresário.



Hermes Bacon construiu o carro utilizando apenas aço inox (Foto: Álbum pessoal/Divulgação)

Foi com 1.230 quilos de inox puro que o empresário Hermes Balcon, de 52 anos, construiu em Vilhena (RO), um carro totalmente feito de aço inox. O material reluzente está presente em todas as peças do veículo, cujo modelo foi inspirado em um Ford 29, um dos primeiros modelos de automóveis fabricados no mundo. Chassi, escapamento, para-choque, painel e até mesmo a chave da partida são feitos em inox.
 Hermes mantém o carro na garagem da empresa. (Foto: Flávio Godoi/G1)
“Foi um ano e dois meses com três homens trabalhando diariamente na fabricação de todas as peças, montando as matrizes e construindo seguindo o modelo do Ford 29 da forma mais fiel possível”, conta Hermes.
Carro de empresário de Vilhena é, possivelmente, o único no Brasil feito somente de aço inox (Foto: Flávio Godoi/G1)
A ideia de construir o carro veio, segundo Hermes, de seu desejo de infância de possuir um ‘Hot Rod’, modelo de carro antigo que possui motores potentes. A clássica aparência do veículo em inox esconde um potente motor V8 retirado de uma caminhonete capaz de fazer o automóvel queimar pneus e dar ‘cavalo de pau’.
“Era um dos meus objetivos de vida construir esse carro e em 2007 consegui. Como já trabalho com inox em minha cervejaria pensei: tá aí, vou fazer ele todo com esse material”, relembra. Batizado de ‘Ad Aeternum’, expressão em latim que significa ‘Para todo o sempre’, o carro literalmente foi construído para durar eternamente, livre da corrosão do tempo.
Motor do carro de inox é de uma camionete (Foto: Flávio Godoi/G1)
A atenção que o carro chama já rendeu a Hermes várias propostas de compra, mas nenhuma delas sequer deixou o empresário balançado. “Eu não revelo para ninguém quanto eu gastei porque muitos podem fazer propostas em cima do que eu investi e ele realmente não está à venda. Quem quiser eu posso construir outro, mas este não tem preço”, garante.
O carro de Hermes é emplacado e reconhecido pelo Departamento de Trânsito (Detran). De acordo com o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vilhena, Nilton Locatelli, o projeto foi apresentado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O carro está legalizado e pode transitar livremente, sem contar que é uma bela obra”, comenta Locatelli.
Hermes já tem planos de construir um triciclo também de inox. “Ainda está no papel, mas vou dar forma sim a este projeto também”, afirma o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.