terça-feira, 27 de novembro de 2012

Presidente sul-africano sacrifica vacas e pede ajuda a espíritos contra rivais

Buscando a reeleição na liderança do partido Congresso Nacional Africano (CNA), o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, 70, e sua família fizeram um ritual, com queima de incenso e sacrifício de 12 vacas, invocando a proteção dos antepassados de seu clã em Nkandla.
Durante a cerimônia, guerreiros zulu cantaram, dançaram e empunharam armas tradicionais. Enquanto familiares realizavam uma oração coletiva por Zuma, o presidente se juntou à dança.

Jacob Zuma dança em ritual na África do Sul; mandatário pede ajuda a espíritos para se proteger de rivais
Jacob Zuma dança em ritual na África do Sul; mandatário pede ajuda a espíritos para se proteger de rivais

O ritual foi testemunhado por jornalistas do "The Sun", veículo sul-africano, que foram expulsos por policiais da propriedade próximo ao fim da cerimônia.
A carne das 12 vacas serviu de refeição aos presentes no ritual, entre os quais também estavam empresários ligados ao presidente. Mais de 15 ônibus foram usados para transportar os convidados.
A defesa das práticas e dos valores tradicionais se tornou uma das marcas da Presidência de Zuma.

IMPOPULARIDADE
A eleição do próximo líder do CNA acontecerá durante um congresso do partido, entre os dias 16 e 20 de dezembro. Jacob Zuma enfrentará, para sua reeleição, uma forte coalizão que busca eleger Kgalema Motlanthe, atual vice-presidente da legenda.
Zuma vem perdendo sua popularidade nos últimos anos devido a acusações de estupro e de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.