sábado, 29 de junho de 2013

Vitrais depredados na Catedral de Brasília serão trocados sem custo em até 15 dias

Os três vitrais da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, danificados por vândalos nas manifestações do último dia 20, serão substituídos em até 15 dias, informou à Agência Brasil o padre George de Albuquerque Tajra, pároco do local. Segundo ele, a reposição não terá custos porque as peças ainda estão dentro da garantia.

?A empresa que fez a restauração vai se encarregar de repor os vidros quebrados sem custo. Isso só foi possível porque as peças ainda estão do prazo de cinco anos de garantia?, declarou o padre. Ele reiterou ser a favor de mobilizações democráticas, desde que as manifestações ocorram sem badernas nem depredações.
No fim da manifestação do último dia 20, vândalos promoveram um quebra-quebra na Esplanada dos Ministérios, arrancando lixeiras e placas de trânsito, além de destruir holofotes e paradas de ônibus. Na confusão, um grupo atirou pedras na Catedral de Brasília, trincando três vitrais. O monumento também sofreu duas pichações na parte externa. Horas antes, vândalos tinham invadido e depredado o Palácio do Itamaraty.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com vitrais desenhados pela artista francesa Marianne Peretti, a Catedral de Brasília passou quatro anos em reforma e tinha sido reinaugurada em dezembro do ano passado. Resistentes às variações de temperatura, as placas de vidro usadas na restauração foram produzidas na Alemanha. As peças foram cortadas no Brasil e montadas na catedral por Luidi Nunes, um dos vitralistas mais respeitados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.