sexta-feira, 28 de junho de 2013

Obama chega à África do Sul em meio a preocupação com saúde de Mandela

Katlholo Maifadi/Efe/Epa

Johanesburgo, 28 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira por volta das 20h locais à África do Sul vindo do Senegal, e começará amanhã em Pretória sua visita oficial de dois dias ao país.

A viagem do primeiro presidente negro dos Estados Unidos coincide com o grave estado de saúde do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, que aos 94 anos passou hoje seu sexto dia internado por problemas respiratórios.

O avião de Obama aterrissou na base militar de Waterkloof, perto de Pretória, onde o presidente foi recebido pela ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoane Mashabane.

Após receber a saudação da guarda de honra sul-africana e ter uma breve conversa com a ministra, Obama subiu com sua esposa, Michelle, e as duas filhas do casal, Malia e Sasha, ao helicóptero presidencial para ir ao hotel.

Segundo o governo sul-africano, não está previsto a princípio que Obama visite Mandela durante sua estadia no país devido ao delicado estado de saúde deste último.

Os atos oficiais de Obama na África do Sul começarão amanhã com uma reunião com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, em Pretória e uma entrevista coletiva conjunta.

À tarde, o chefe da Casa Branca se irá até o campus da Universidade de Johanesburgo no antigo gueto negro de Soweto para participar de um ato com estudantes.

Em comunicado divulgado hoje, o presidente dos Estados Unidos anunciou que aceita o doutorado "honoris causa" que lhe foi concedido pela universidade.

Obama viajará no domingo à Cidade do Cabo, no sudoeste da África do Sul, onde visitará a célebre Ilha de Robben, na qual Mandela esteve preso por 18 anos. O presidente dos Estados Unidos visitará depois um centro comunitário junto com o arcebispo Desmond Tutu, companheiro de Mandela na luta contra o regime de segregação racial do "apartheid" e, como o ex-presidente sul-africano, prêmio Nobel da Paz.

Em seu último ato oficial antes de viajar à Tanzânia - última escala de sua viagem pela África -, Obama pronunciará um discurso na Universidade da Cidade do Cabo.

Centenas de pessoas convocadas, entre outros, pelo Partido Comunista da África do Sul (SACP) protestaram hoje em Pretória contra a visita de Obama, a quem acusam de praticar uma política externa "arrogante", que qualificam como "neoliberal", "colonial" e "racista".

As manifestações contra Obama se repetirão amanhã em Soweto, desta vez lideradas por várias agremiações de estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.