sexta-feira, 28 de junho de 2013

Atentado a bomba mata 2 pessoas e deixa 7 feridos no sul da Tailândia

Ilustrativa
Pelo menos duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas nesta sexta-feira (28) por causa da explosão de uma bomba artesanal em uma das conflituosas regiões de maioria muçulmana do sul da Tailândia, indicaram fontes policiais.
O ataque, que a polícia atribuiu ao movimento separatista islâmico, aconteceu nas primeiras horas do dia no distrito de Nathawee, na província de Songkhla.
A bomba, que se encontrava escondida em uma motocicleta, foi acionada por controle remoto, segundo as primeiras investigações oficiais.
Este novo ataque aconteceu após a rodada de negociações de paz que o governo iniciou em março com a Frente Revolucionária Nacional e a Organização para a Libertação de Pattani - dois dos grupos insurgentes -, para pôr fim ao conflito que causou 5.400 mortes nos últimos nove anos.
Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala ocorrem quase diariamente, apesar da mobilização de 40 mil efetivos das forças de segurança na região.
Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que formavam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.