sábado, 29 de junho de 2013

Brasil abusa da irregularidade, perde da França e dá adeus à invencibilidade na Liga

Jogadores franceses comemoram um ponto na partida contra o Brasil no Ibirapuera (SP)

Após a difícil vitória contra a França obtida na sexta-feira no Ibirapuera em jogo válido pela Liga Mundial 2013, o técnico Bernardinho afirmou que a seleção brasileira havia tido várias lições com o sufoco sofrido na partida. Mas parece que o time não assimilou totalmente as correções. Com uma atuação extremamente instável, o Brasil não resistiu à disciplina e eficiência dos ataques franceses, perdeu por 3 sets a 1 (29-27, 23-25, 25-22 e 25-19) neste sábado em São Paulo e deu adeus à invencibilidade na competição.

FIVB/DivulgaçãoO primeiro revés na Liga 2013 pode custar caro aos comandados de Bernardinho. Estados Unidos e Bulgária se enfrentam ainda hoje e, se qualquer um dos times vencer por 3 a 0 ou 3 a 1, passará o Brasil na classificação geral do grupo A. Os brasileiros estacionaram nos 13 pontos, e norte-americanos e búlgaros têm 11 cada. A França, apesar da vitória, continua na quarta colocação da chave com 10 pontos.
O Brasil ainda tem quatro jogos a fazer na primeira fase da Liga Mundial, justamente contra Estados Unidos e Bulgária. Avançam para a fase final (a ser disputada na Argentina) os dois primeiros colocados do grupo.
No jogo deste sábado, Bernardinho fez o que pôde para mexer com o time, mas não conseguiu. Foram diversas alterações ao longo da partida, mas a dificuldade dos jogadores de ponta, o saque fraco e a defesa vulnerável, além é claro de uma grande atuação dos atacantes franceses, foram cruciais para a derrota.
O jogo
Depois do sufoco da sexta-feira, Bernardinho resolveu fazer uma mudança na equipe titular, escalando o oposto Wallace no lugar de Leandro Vissotto. A troca, porém, demorou a dar certo, já que o jovem atacante só conseguiu começar a virar bolas importantes na reta final do primeiro set, depois de uma bronca do treinador. Como ontem, a seleção brasileira continuou com dificuldades no saque, errando ou pressionando pouco.
Com Lucarelli e Wallace apagados e Dante muito marcado, Bruninho aproveitou bastante os jogadores de meio na etapa inicial. Isso, porém, não foi suficiente para sustentar a dianteira do placar. Após chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem (8-7), o Brasil levou a virada e não conseguiu mais pegar a França no marcador. Apesar de desperdiçar alguns set points, os franceses fecharam com 29-27.
Apostando em um saque mais agressivo, a seleção brasileira cresceu no bloqueio no início da segunda parcial. Ainda com Lucarelli apagado, mas com Wallace mais inspirado e Bruninho muito bem na defesa, o time conseguiu manter uma regularidade maior até o segundo tempo técnico, quando a França assumiu a ponta (16-14). A virada europeia baqueou os brasileiros, e Bernardinho investiu em uma inversão de 5-1 para mexer com os ânimos da equipe. Deu certo.
A entrada de William foi crucial para que Lucarelli e Dante voltassem ao jogo. O levantador apelidado de 'Mago' ainda fez grandes defesas e conseguiu rapidamente colocar Leandro Vissotto, substituto de Wallace, na partida. Saindo de uma desvantagem de três pontos (15-18), o Brasil virou o placar (21-20), manteve a diferença e fechou com 25-23, igualando o duelo.
Satisfeito com o rendimento de William e Vissotto, Bernardinho manteve os dois jogadores em quadra no terceiro set, mas novamente o Brasil voltou a alternar bons momentos com panes em quadra e não demorou para que os franceses disparassem no marcador (14-10). Dante, apagado, saiu para a entrada de mais um jovem, Maurício, mas foram os jogadores de meio que deram novo gás ao Brasil. Lucão conseguiu dois aces, Éder conseguiu outro e ambos foram fundamentais no bloqueio. Ainda assim, a França se manteve à frente no marcador, fechou com 25-22 e abriu 2 sets a 1.
O Brasil teve um início de quarto set arrasador, com Lucarelli virando todas as bolas possíveis. A pane que vem assombrando o time desde a primeira rodada da Liga Mundial, no entanto, voltou a assombrar. Maurício levou três bloqueios, Vissotto desperdiçou várias chances, e a França não só virou como disparou no placar (13-10). Bernardinho desfez a inversão de 5-1 e voltou a colocar Bruninho e Wallace em quadra. Pouca coisa mudou, e o time francês, jogando com muita tranquilidade e facilidade, apenas administrou o placar, fechando com 25-19 e sacramentando a primeira derrota brasileira na Liga 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.