quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestantes protestam em Fortaleza e jogam pedras e bombas em policiais

AFP

Em Fortaleza, cerca de seis mil manifestantes protestam contra a Copa do Mundo no Brasil. O movimento, que havia começado sem distúrbios, tornou-se tenso assim que o grupo chegou à barreira formada por policiais em uma das avenidas de acesso ao estádio Castelão. A polícia não reagiu aos primeiros ataques, mas entrou em ação para conter os ativistas.

Cerca de 20 manifestantes derrubaram as grades de isolamento e arremessaram paus, pedras e duas bombas caseiras na direção dos policiais, que reagiram com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para tentar dispersar a multidão.
Os manifestantes protestam contra os elevados gastos públicos para a realização da Copa do Mundo-2014. O grupo, que reúne estudantes, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de movimentos sociais, saiu da Universidade Estadual do Ceará e caminhou pela avenida Dedé Brasil em direção à arena.
Os policiais bloqueiam uma das avenidas de acesso ao Castelão exatamente para impedir o avanço dos manifestantes para os arredores do estádio. Em um primeiro momento, o clima estava pacífico, mas a situação mudou assim que um pequeno grupo entrou em confronto com as autoridades.
O conflito ocorre poucas horas antes do início da partida entre Espanha e Itália pela Copa das Confederações. O jogo, válido pelas semifinais da competição, começa às 16h (horário de Brasília).
Esta não é a primeira vez na qual houve confronto entre manifestantes e policiais em Fortaleza. Antes do jogo entre Brasil e México, cerca de 15 mil pessoas tentaram se aproximar do Castelão, mas foram impedidos pelos oficiais.
A multidão foi afastada com gás lacrimogêneo e balas de borracha. No fim, os radicais que restaram queimaram pneus e placas e partiram para cima da polícia. Os moradores da região reclamaram da confusão e foram até impedidos de circularem no bairro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.