domingo, 2 de junho de 2013

Adolescente diz ter sido obrigado a assumir crime contra turista alemão no Rio


O adolescente que foi detido na madrugada deste domingo (2) após se apresentar na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), da Rocinha, na zona sul do Rio, disse ter sido obrigado a assumir o crime. Ele havia declarado ser o responsável pelo disparo que feriu o turista alemão Frank Daniel Baijaim, 25, na sexta-feira (31).

Em depoimento na Deat (Delegacia Especial de Atendimento ao Turista), o adolescente de 15 anos entrou, segundo o delegado Alexandre Braga, várias vezes em contradição. No fim do depoimento admitiu ter sido coagido. Não revelou por quem. Dados obtidos pelos investigadores também ajudaram a apontar contradições no depoimento do adolescente.
O major Edson Santos, comandante da UPP da Rocinha, levou o adolescente até a delegacia. O policial disse que ele chegou à base da UPP por volta de 0h30. Estava acompanhado de um homem e dizia que queria se entregar por ser o autor do disparo contra o turista. Com ele havia uma pistola. Após o depoimento, ele ficou apreendido na Deat. A polícia não informou se o adolescente possui antecedentes criminais.
A polícia vai ouvir esse homem que levou o adolescente até a UPP como também a advogada que o acompanhou até a delegacia. Ela pediu para não ser identificada mas disse ser uma das profissionais que cuida da defesa do pastor Marcos Pereira. O religioso foi preso em 7 de maio sob suspeita de ter estuprado pelo menos quatro fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias. O homem que apresentou o adolescente também seria prestador de serviços de um projeto de ressocialização de pessoas, ligado à igreja do pastor.
Baijaim teve o tórax e o fígado perfurados e foi levado para o hospital Miguel Couto onde está internado em estado grave, de acordo com o último boletim divulgado na manhã de sábado (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

CASO
Na sexta-feira (31), por volta das 13h30, Baijaim e um amigo desceram na Estrada da Gávea e caminharam entre os becos da favela. Eles se separaram e Baijaim caminhou até chegar na localidade de Roupa Suja, local onde, segundo os PMs, é onde se concentram os traficantes que resistem à implantação da UPP.
Na Roupa Suja, o turista se deparou com um homem armado. Segundo os policiais, ele se assustou e acabou atingido por um disparo na barriga.
Um adolescente levou o turista até o Centro de Comando e Controle, da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), no interior da comunidade. O adolescente que o socorreu e o amigo do turista prestaram, então, depoimento na Deat, ainda na sexta-feira (31).

RESISTÊNCIA
Em janeiro, 84 câmeras foram instaladas em diferentes pontos da Rocinha com intenção de monitorar toda a favela e assim inibir a ação de criminosos.
Contudo, a comunidade Roupa Suja, uma das áreas mais pobres da favela e formada por becos, é um dos poucos locais onde não há câmeras. De acordo com os policiais, é nessa região que se concentram os traficantes que resistem à instalação da UPP.
Para que as câmeras sejam instaladas na comunidade, o comando das UPPs aguarda as obras da segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), na Rocinha.
O projeto prevê a abertura de ruas na Roupa Suja passando os becos de pouco mais de um metro de comprimento para ruas com cerca de seis metros. De acordo com os PMs, assim será possível que carros cheguem ao local e policiais possam patrulhar a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.