quinta-feira, 6 de junho de 2013

ITAÚ/RN IMPLANTA O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Créditos: Gildênio Fernandes via Facebook

O Município de Itaú/RN através da Secretaria Municipal de Educação implantou o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e nesta quinta-feira 06 ocorreu uma reunião com diretores, pais de alunos das escolas do municípios, orientadores que irão trabalhar o programa em Itaú e que foi de suma importância aos presentes.

O Prefeito Ciro Bezerra esteve presente na implantação do programa e mostrou-se empenhado em desenvolver na pasta da educação um trabalho ostensivo, de qualidade e que possa atingir resultados satisfatórios.
Disse que ao ser comunicado sobre este programa pela Secretária Municipal de Educação de Itaú Mirianete Brasil não pensou duas vezes e de imediato deu carta branca a gestora da pasta que não mediu esforços para implantar o programa no município e que o mesmo trará bons frutos ao nosso município.

A Secretária Municipal de Educação de Itaú Mirianete Brasil relatou a importância dos investimentos feitos nesta gestão do prefeito Ciro Bezerra que está sempre aberto a buscar novas formas de conhecimento, e também aos investimentos feitos que trarão frutos positivos dentro da área educacional.
Ressaltou que a educação é fator essencial dentro de uma administração como também as demais que são áreas importantes para termos resultados significativos dentro do município.

Os orientadores do programa no município serão os professores Gildênio Fernandes e Gildeone Nobre que tem uma missão muito importante em levar nossos educadores e educandos a patamares significativos alcançando resultados positivos em nosso município.
Os professores trabalharão com um metodologia ampla que requer muita capacidade e empenho em uma área que busca oferecer oportunidades a nossa sociedade e ao mesmo tempo cobra por resultados dos recursos feito pelos governantes.
Os professores que estiveram presentes são profissionais que atuam em escolas da rede municipal e que irão oferecer qualidade dentro deste programa que é um investimento muito bom e que com certeza irá produzir bons frutos dentro do nosso município que tem alcançados ótimos resultados dentro da área educacional.
O Município está investindo e oportunizando aos nossos  educandos uma chance para que os mesmos possam seguir em frente e conseguir colocação dentro da sociedade com mais êxito, qualificando-se educacionalmente e produzindo seres humanos aptos a lutar em igualdade em todos os setores da sociedade.

Veja as fotos abaixo:















O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:


1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
  • alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:


1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3. Avaliações sistemáticas;



NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa108.733
Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa400.069
Nº de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa7.980.786
* Márcio Melo via INEP

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