sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mais de 40 gatos são encontrados mortos no bairro Damas em dois dias

Mais gatos foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (14) no pólo de lazer do bairro Damas, em Fortaleza. Na noite da última quinta-feira (13), a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) foi acionada porque outros 30 animais já tinham sido encontrados no local. A suspeita é que um morador do bairro tenha envenenado os bichos.

Voluntários alimentam e limpam o pólo de lazer diariamente Foto: Alex Costa
Os animais, que vivem na praça, são mantidospor voluntários que lutam contra o abandono e os maus tratos de qualquer espécie. A secretária Geisa Alencar é uma delas. Segundo ela, diariamente, os bichos são alimentados e o pólo de lazer é limpo, inclusive nos fins de semana. "Além de todas essas ações, ainda castramos os gatos mensalmente para evitar a procriação e, assim, transtornos para os moradores, por isso a quantidade de felinos está controlada", explica.
De acordo com o presidente da Sociedade Protetora dos Animais do estado (SPA/CE), Márcio Torres, o caso vai ser investigado e medidas, não apenas para encontrar o suspeito de envenenamento, mas também, para saber quem está abandonando os bichos no local, vão ser adotadas. "A praça não é um local indicado para criar os gatos, mas a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado também não tem espaços físicos para abrigar a quantidade de animais abandonados diariamente. Mesmo assim, nada justifica essa ação violenta contra eles."
Em nota, a Secretaria Regional IV, responsável pela área, não comentou sobre a morte dos gatos, mas informou que "de acordo com a Zoonoses, existe um projeto em estudo que acolherá os casos de animais sadios". No momento, apenas trabalhos com animais doentes estão sendo realizados.
Outros casos
Segundo os moradores do bairro Damas, essa não é a primeira vez que animais são mortos na região. No mês de maio, mais de 60 gatos foram encontrados mortos, também vítimas de envenenamento. "Diariamente são resgatamos cães e gatos que sofreram algum tipo de maus tratos. Alguns estão cegos ou com membros quebrados. Para cuidar deles, precisamos estar sempre fazendo rifas e bazares para arrecadar dinheiro", diz Geisa.
A SPA/CE lembra que de acordo com o artigo 32 da Lei 9615/98, a Lei de Crimes Ambientais, quem praticar ato de abuso e maus tratos a animais de qualquer espécie, a pena é de 3 meses a um ano e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.