domingo, 9 de junho de 2013

Nadal passeia contra freguês e se torna o primeiro a conquistar 8 taças no mesmo Slam


AFP

Talvez tenha sido a final mais óbvia das oito que Rafael Nadal já disputou em Paris, mas nem por isso ele deixou de comemorar com muita vibração. Pela oitava vez, o espanhol é o campeão de Roland Garros, se tornando o primeiro tenista da Era Aberta (desde 1968) a vencer por esta quantidade de vezes o mesmo Grand Slam. O título veio em uma partida fácil contra David Ferrer, estreante em finais de Slams e freguês de Nadal, por 3 sets a 0: 6-3, 6-2 e 6-3.

A velocidade da vitória (2h16min.) lembrou Usain Bolt, responsável por entregar o troféu para o campeão, convidado pela organização. A partida também foi marcada por protestos: logo após um casal ser retirado das arquibancadas por mostrar faixa e gritar durante os pontos pelos direitos infantis, um homem mascarado foi contido por seguranças após invadir a quadra segurando um sinalizador aceso.
Além disso, na quadra Suzanne Lenglen, a segunda na hierarquia do complexo de Roland Garros (a final é disputada na Philippe Chatrrier), outros mascarados protestaram Com sinalizadores e faixas pedindo a renúncia do presidente da França, Francois Hollande.
Nadal conseguiu também evitar a chuva, que chegou a paralisar o jogo por alguns minutos. Com previsão de tempo fechado para o final de tarde/início de noite em Paris, a expectativa, caso a partida se alongasse, era de que a decisão só fosse terminada na segunda-feira.
Na quarta decisão entre espanhóis na história de Roland Garros, o oitavo título do melhor jogador de saibro da história veio confirmar a freguesia contra o compatriota: foi o 21° triunfo de Nadal sobre Ferrer em 25 jogos.
Apesar disso, um dado curioso: Ferrer ultrapassa Nadal no ranking da ATP, já que pontuará a mais do que 2012, enquanto Nadal apenas defendeu seu título. Ferrer será o 4° na lista na próxima segunda-feira, enquanto Nadal volta para a 5ª posição.
O jogo
Ferrer até começou a partida mostrando disposição para encerrar o "azar" que tem contra seu compatriota: fechou o primeiro game da partida sem levar pontos. Porém no terceiro game, deu três chances de quebra para Nadal, que aproveitou. Ferrer até devolveu a quebra no game seguinte, após longa troca de bolas e acertar uma bola na fita, mas caiu novamente no sétimo, para não mais voltar a ficar à frente na decisão.
Foram 11 winners de Nadal contra apenas sete de Ferrer no set, que teve mais erros não-forçados: 12 a 9. dessa maneira, Nadal fechou em um tranquilo 6-3 - o detalhe é que foi o primeiro set perdido por Ferrer em toda a competição.
Na segunda parcial, Ferrer continuou a "tremer" em momentos decisivos. Teve chance de quebra logo no primeiro game, mas desperdiçou. Ao contrário de Nadal, que aproveitou sua oportunidade no game seguinte e fez 2 a 0.
A chuva ameaçou interromper a partida no quarto game, quando a torcida chegou a abrir os guarda-chuvas, mas a arbitragem decidiu pela continuidade. Ferrer conseguiu vencer um dos games mais longos da partida, após muitos deuces, mas desperdiçou três break-points no game seguinte e viu Nadal abrir 4 a 1.
Após Nadal abrir 5 a 1, as duas paralisações por protestos ocorreram: primeiro dois torcedores foram expulsos por segurar faixas e gritos; depois, um mascarado invadiu a quadra  com um sinalizador, mas foi contido por seguranças. Um segundo homem também tentou, mas a invasão foi evitada antes dele conseguir chegar à quadra.
Ferrer pareceu sentir menos a paralisação e, na volta ao jogo, quebrou o saque de Nadal. Mas não resistiu ao game seguinte e caiu em 6-2.
Novamente, Nadal teve mais bolas vencedoras (15 a 11) e Ferrer mais erros não-forçados (14 a 10). Nadal também teve oito chances de quebra para conseguir as três convertidas.
Para a história
A apenas um set de fazer história em Grand Slams, Nadal aparentou nervosismo na parcial decisiva. Mesmo assim, conseguiu uma rápida quebra no segundo game e abriu vantagem. Foi quebrado no seguinte, mas a chuva o ajudou: ficou mais forte por poucos minutos e forçou a arbitragem a paralisar a partida.
Ferrer até tentou dizer que não estava pronto para voltar, em uma tentativa de "catimba", mas o árbitro de cadeira não concordou e a partida voltou. A partir daí, Nadal apenas fez o simples: confirmou seus games, teve 10 bolas vencedoras contra apenas cinco de um rival cada vez mais "derrotado", e fechou o jogo para poder se jogar no saibro francês com as mãos no rosto pela oitava vez na carreira.
"Se tinha alguém que merecia ganhar aqui, é Rafa. Estou feliz de ter chegado a minha primeira final de Grand Slam, e espero que não seja a última", declarou Ferrer após o jogo.
Nadal, por fim, elogiou Ferrer e fez os agradecimentos pela conquista."Sei que foram duas semanas importantes para você (Ferrer). Claro que lamento por hoje, mas voê é um lutador", disse o campeão, que é amigo pessoal do vice e sorriu durante o discurso do adversário. "E, por fim, agradeço a minha família, a minha equipe. Nunca imaginei que algo assim poderia ocorrer", finalizou o maior campeão de Paris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.