domingo, 2 de junho de 2013

Sobe para 14 número de mortos por tornados em Oklahoma



Uma série de tornados que atingiram na sexta-feira (31) vários estados do centro dos Estados Unidos deixaram 14 mortos, incluindo duas crianças, informaram no sábado as autoridades, enquanto as inundações dificultavam os trabalhos de reconstrução em Oklahoma, região devastada há 10 dias por outro tornado que matou 24 pessoas.

Na noite de sexta-feira, os tornados atingiram com força Oklahoma City e seus arredores com ventos de 145 km/h, acompanhados de fortes chuvas de granizo.
O serviço médico legal de Oklahoma confirmou por e-mail a morte de nove pessoas, cinco delas ainda não identificadas, enquanto as autoridades do condado ao qual Oklahoma City pertence confirmaram outras duas mortes.
Além disso, no estado vizinho do Missouri as autoridades relataram três mortos devido às graves inundações provocadas pelas tempestades.
O governador do Missouri, Jay Nixon, que se dirigiu às zonas atingidas para avaliar os danos, convocou os moradores a evitar se deslocarem pela área do desastre.
"O Missouri foi atingido por uma série de importantes tornados nas últimas semanas, e os perigosos fenômenos da noite passada ocorrem após vários dias de fortes chuvas", advertiu Nixon em um comunicado.
Entre os falecidos de Oklahoma encontram-se uma mãe e seu bebê, que morreram em um acidente com o carro no qual se deslocavam pela estrada interestadual 40, indicou o departamento de gestão de emergências local.
As inundações, no entanto, complicavam os trabalhos de limpeza dos destroços deixados pelo monstruoso tornado de 20 de maio.
Os serviços meteorológicos retiraram o alerta de emergência por tornados em Oklahoma, mas mantiveram os alertas por inundações e tempestades.
De acordo com as autoridades, inúmeras pessoas ficaram feridas na sexta-feira em colisões e acidentes de carro. Os ventos violentos deixaram muitos feridos - 87 segundo o jornal local The Oklahoman, 77, de acordo com a rede de televisão local KOCO - e causaram muitos estragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.