quarta-feira, 5 de junho de 2013

Usina nuclear de Fukushima tem novo vazamento de água contaminada



Toru Hanai-17.mai.2013/ReutersO operador da usina nuclear de Fukushima, no Japão, confirmou nesta quarta-feira que foi encontrado um novo vazamento de água contaminada de um dos tanques de resfriamento da planta. O local foi fortemente atingido pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em março de 2011.
Segundo a Tokyo Electric Power, o novo vazamento foi detectado em um dos tanques circulares instalados ao lado dos reatores. O chefe da controladora, Shunichi Tanaka, afirmou que foi possível contornar o problema imediatamente, embora tenha reconhecido a seriedade do acidente.

A falha foi confirmada após a Tepco detectar no início da semana um aumento das quantidades de césio radioativo no solo. Desde o terremoto que danificou a estrutura da usina, a controladora tenta controlar a temperatura dos reatores, que sofreram vazamento após o abalo sísmico.
No entanto, é constante o número de vazamentos nos reservatórios que abrigam a água contaminada usada para resfriar as pilhas nucleares. Os últimos casos foram em março e abril, quando quatro escapes de água foram registrados em tanques subterrâneos de Fukushima.
Na época, a Tepco informou que precisava de mais espaço para armazenar a água e solicitou a autorização do governo japonês para despejar parte do resíduo do resfriamento no mar. O acordo ainda precisa da aprovação dos pescadores, que há dois anos trabalham de forma reduzida na região da planta.
O acidente nuclear na usina japonesa foi o mais grave desde a destruição da usina de Tchernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e o tsunami destruíram os geradores de emergência e o sistema de refrigeração. Dos quatro reatores, três foram prejudicados.
O acidente provocou vazamento de material radioativo no solo e no lençol freático da região. Em virtude da explosão, cerca de 160 mil pessoas foram desalojadas da região, sem previsão de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.