Novo relatório do IPCC prevê dias e noites ainda mais quentes
No Brasil, Sul e Sudeste serão as regiões mais afetadas pelo aumento de temperatura
LONDRES - A elevação das temperaturas do planeta, acompanhada de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, parece ser mesmo uma tendência inexorável. E o Brasil é um dos países mais atingidos. Novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) divulgado nesta quarta-feira classifica como “muito provável” - o que significa uma probabilidade de 90% a 100% - o aumento de dias e noites quentes e a redução dos dias e noites mais frios em todo o mundo ao longo do próximo século. No Brasil, dias com temperaturas mais elevadas serão de 10% a 15% mais frequentes; enquanto as noites, especialmente no Sul e no Sudeste, ficarão até 25% mais quentes.
- O relatório confirma a tendência de aumento das temperaturas que vemos desde 1950 e mostra que variações climáticas não são tão naturais assim, que a interferência do homem nesses processos é provável - afirmou o especialista José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um dos autores do relatório, que está em Londres participando da conferência Planeta sob Pressão. - A mão do homem começa a aparecer.
Os especialistas ressaltam que a tendência de aquecimento é global. Os dias mais quentes deverão se tornar mais frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.