quinta-feira, 22 de março de 2012

Ministra terá que explicar por que suspendeu concursos e chama terceirizados



A ministra do Planejamento, Mirian Belchior, terá que dar explicações à Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados sobre a suspensão de concursos públicos federais, determinada no ano passado. Um requerimento pedindo sua convocação foi aprovado nesta quarta-feira. Mirian é obrigada a comparecer à comissão, em data a ser marcada.
A deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), autora do requerimento, disse que, apesar de proibir novos concursos e nomeações de servidores públicos, o governo tem elevado o número de contratos terceirizados. “À vista das proibições, observa-se o quanto cresceu o número de terceirizados na administração pública federal. Somente no Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], há 1,5 mil terceirizados em setores de decisão de maneira irregular. Esse número corresponde aos contratados que trabalham em áreas ligadas à finalidade do órgão, isto é, em vagas que deveriam ser ocupadas por concursados”, disse a deputada.
No início de 2011, Miriam Belchior suspendeu todas as nomeações de concursados para o serviço público federal. Informou ainda que o governo não iria permitir novos concursos públicos durante o ano, salvo poucas exceções. As medidas faziam parte do pacote de ajuste fiscal do governo.

Fonte: Blog do Eliomar
Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.