quinta-feira, 22 de março de 2012

Aquecimento global causará prejuízos de 2 trilhões de dólares

 

Relatório publicado pelo Instituto Ambiental de Estocolmo, da Suécia, mostra que o valor seria 1,4 trilhão de dólares menor se o aumento de temperatura caísse pela metade


                     Ressacas causam danos na praia de Icaraí, em Niterói Márcia Foletto/1-10-2009

RIO - Os impactos das mudanças climáticas nos oceanos deverão consumir 2 trilhões de dólares até o final do século, de acordo com o relatório publicado pelo Instituto Ambiental de Estocolmo (SEI, na sigla em inglês), da Suécia. O trabalho é um alerta quanto às consequências do aquecimento global e será levado para a Rio+20.
Os especialistas levaram em consideração um cenário no qual o aumento da temperatura da Terra seja de 4 graus até 2100, e calcularam prejuízos econômicos na pesca, turismo e na costa.
Se as medidas de redução de lançamento de gases-estufa na atmosfera conseguissem reduzir o aquecimento para 2 graus, a economia seria de 1,4 trilhão de dólares. Neste caso, o impacto nos oceanos seria de 0,6 trilhão de dólares.
As pesquisas fazem parte do livro “Valuing the Ocean”, e estão sendo compiladas pelo SEI para a Rio+20, a Conferência do Desenvolvimento Sustentável que a ONU organizará no Brasil em junho. Coeditor do relatório Kevin Noone, da Universidade de Estocolmo, diz que o trabalho não levou em consideração fatores que não são facilmente quantificáveis, como o valor das espécies que deverão ser extintas quando seus habitats forem perdidos.
- Cada segundo que respiramos, nosso oxigênio provém de organismos marinhos - disse Noone, ressaltando que a preservação dos oceanos não pode ser subestimada.

Fonte: O Globo
Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.