sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão atinge Estados em pelo menos quatro regiões do país

Um apagão atingiu vários Estados de pelo menos quatro regiões do país entre a noite desta quinta-feira (25) e a madrugada desta sexta-feira (26). A falta de luz foi confirmada no Norte e no Nordeste, de acordo com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), empresa responsável pela transmissão de energia para oito dos nove Estados nordestinos. As causas do blecaute, no entanto, são desconhecidas.

"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos Estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", afirmou João Bosco de Almeida, presidente da Chesf.

De acordo com o presidente da Chesf, ainda não é possível saber o que causou o apagão. "Nossa prioridade é religar o sistema. Todas as nossas equipes estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia", explica.

O Elevador Lacerda, cartão-postal da cidade de Salvador (BA), ficou às escuras na noite desta quinta-feira

Internautas de outros estados reclamam
As primeiras queixas sobre o apagão surgiram por meio das redes sociais, por volta das 23h15 (0h15, horário de Brasília) desta quinta-feira (26). O assunto chegou a figurar em primeiro lugar entre os temas mais comentados do Twitter no Brasil.

A despeito do posicionamento oficial da Chesf, no entanto, tanto no Twitter quanto no Facebook, internautas reclamaram de falta de energia também nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de todos os Estados do Nordeste. Moradores de Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul confirmaram, nas redes sociais, o blecaute.

"Em Santarém (PA), estamos todos no escuro!", relatou Hebenézer Mesquita, em seu perfil no Facebook. O internauta José Alencar, do Maranhão, escreveu: "São Luís na escuridão total". José Sanches, morador do mesmo Estado comentou no site do UOL: "Estou de plantão em uma fábrica e desde às 23h15 até o presente momento (1h30) é apagão total".

Apesar de centenas de relatos e reclamações oriundas de pelo menos quatro regiões do país, a assessoria de imprensa da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o órgão desconhece que o apagão tenha atingido outros Estados e confirma que apenas Estados na região Nordeste e o Pará ficaram sem luz. Ainda de acordo com o ONS, o apagão foi registrado por volta das 0h14 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26).

Essa informação procede com o horário em que internautas de várias partes do país começaram a registrar as primeiras queixas nas redes sociais: 23h15 (horário local) ou 0h15 (horário de Brasília, no caso dos Estados que adotaram o horário de verão).

Abastecimento normalizado no Pará
O órgão informou ainda que não sabe precisar que tipo de problema teria causado o blecaute, mas adiantou que a prioridade é restituir o sistema.

Segundo a ONS, o abastecimento de energia no Estado do Pará já foi normalizado.

No Facebook, um internauta que se apresenta na rede como "Geo Jaques" afirma que o município de Santa Izabel do Pará não chegou a ficar totalmente às escuras, mas confirma uma "leve queda de energia, mas bem rápida". 

Problema reincidente
Este é o terceiro apagão registrado no país em 34 dias. No último dia 3 de outubro, uma pane em em um dos transformadores de uma subestação da usina de Itaipu, administrada por Furnas, em Foz do Iguaçu (PR), causou um apagão em pelo menos cinco Estados brasileiros. À época, os Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia, além de parte da região Centro-Oeste ficaram sem luz. Em algumas cidades, o blecaute durou cerca de 1h20.

No dia 22 de setembro, outro apagão atingiu oito dos nove Estados do Nordeste. Estima-se que pelo menos sete milhões de pessoas tenham sido afetadas. O problema, segundo a Cemar (Companhia Energética do Maranhão), teria ocorrido no sistema de suprimento elétrico de responsabilidade da Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), em Imperatriz (MA), que teria causado a interrupção do fornecimento de energia em cadeia.

Por causa do blecaute, o Ministério de Minas e Energia determinou, no último dia 24, que a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a concessionária de transmissão Furnas antecipem obras de expansão da rede básica no Distrito Federal, com investimentos em novas linhas, subestações e transformadores.

A decisão foi do grupo de trabalho coordenado pelo ministério, com a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que foi formado para avaliar as recentes interrupções no fornecimento de energia na capital federal.

Outra medida determinada pelo grupo é a incorporação da rede local da CEB à rede de operação do ONS, para que haja mais segurança no sistema. A Subestação de Águas Claras continua sendo operada pela CEB, mas no caso de alguma falha, a recomposição será feita pelo ONS.

Nas subestações Brasília Norte e Águas Claras deverão ser implementados um sistema especial de proteção para preservar as cargas prioritárias, como hospitais e metrô, no caso de falta de energia.

Outras medidas incluem a elaboração de testes nos sistemas de proteção, avaliação dos limites e da segurança das instalações e antecipações de obras de reforço e modernização.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.